Sábado, 4 Setembro 2010
Busca

 .:Serviços
 .:ADC News
 .:Edição Online
.:Matérias:.
Opinião
Nutrição na gripe suina?

O título do texto tem a interrogação no final porque a nutrição vem muito antes da gripe chegar até você. Todos estão vindo me perguntar como melhorar a imunidade. Costumo dizer que imunidade é igual felicidade, o resultado vai depender do processo e nele você já estará imune ou não. Feliz ou não. Se no processo você falhar, não haverá vitamina C que resolva depois que o vírus, bactéria ou fungo resolver morar no seu organismo! E já que falamos de felicidade, lembro de todo o estresse que vejo nas pessoas todos os dias. Não há nada mais imunodepressivo que essa doença do século! E o pior, é altamente contagiante e máscara também não ajuda!

Na alimentação, imunodepressivo é tudo aquilo que acidifica o nosso sangue. Isso significa que nossos líquidos corporais são equilibrados dentro de um PH ou "Potencial de hidrogênio iônico" que deve manter-se entre 7,35 – 7,45, com leves variações de opinião de alguns autores. Um desvio anormal nessa faixa pode prejudicar gravemente nossos órgãos, principalmente os dois mais importantes responsáveis pelo mecanismo de regulação desse nosso Ph: pulmão e rins. Se não houvesse esse mecanismo, jamais poderíamos consumir alimentos que acidificassem nosso sangue ou que levasse a outro extremo e o alcalinizasse, tornando-o básico demais e igualmente perigoso.

Nessa lista entram o açúcar refinado e as carnes vermelhas. Alguém aí se habilita a nunca mais comer esses dois?? Não, não há a necessidade de excluí-los definitivamente da dieta embora os vegetarianos e naturalistas tenham resultados incríveis com essa prática. A imunidade deles é igual vidro à prova de balas!! Não são imortais mas criaram barreiras celulares tão fortes que o meio intracelular tornou-se impróprio para abrigar qualquer tipo de invasor. Além disso, os pulmões o os rins dessas pessoas funcionam muito bem, obrigada. (Lembra dos órgãos reguladores?)

Seguindo esse raciocínio, você já se perguntou se tem algum distúrbio ou doença respiratória? Renal? Intestinal? Costuma ter infecções das mais variadas? Se você tem, pare um momento e analise sua alimentação. Os excessos de carnes, leite, embutidos, corantes, álcool, açúcar refinado, farinha refinada podem comprometer e muito a sua imunidade. Além desses excessos, na sua dieta, tem vegetais e frutas de menos? Se tiver, saiba que você está deixando de consumir os mais incríveis reguladores de inúmeras funções do organismo, inclusive com ação participativa na regulação do ph que citamos acima: os minerais. Nesse mecanismo, um mineral depende do outro, ou seja, se você deixar de consumir uma fonte valiosa de zinco por exemplo, estará prejudicando a absorção do cobre. E assim por diante. Não podemos deixar de citar as vitaminas contidas nesses vegetais também. Cada pequena dose de todas elas, resultam na boa saúde dos nossos órgãos.

Por isso, falar da nutrição na gripe suína é tratar de apenas uma fatia do problema. A sua alimentação do dia-a-dia é que vai definir de que forma seu organismo responderá as dificuldades de eliminar esses agentes indesejados. Na nutrição ortomolecular nós fortalecemos o nosso organismo oferecendo a ele, quantidades ajustadas de vitaminas, minerais e aminoácidos em cápsulas somados a uma alimentação adequada a cada pessoa.

Mas lembre-se, imunidade e felicidade vem de dentro para fora! E a melhor notícia é que cabe a nós mesmos definirmos quem entra e quem sai do nosso corpo e da nossa cabeça.Nada de estresse, procure apenas fazer o melhor que pode por você mesmo. Informe-se e não fique alienado ao que diz respeito a sua saúde. Quem tem filhos deve saber o poder que tem um exemplo. Bom ou ruim!

 

(*) Dra. Renata Merlino é nutricionista, especialista em Nutrição Ortomolecular e trabalha com nutrição clínica, esportiva e pediátrica. Atua em academias, clubes, consultório e escolas infantis.

Contato: 3933-0063 / 9101-9614

renata.merlino@gmail.com






.:Guia de Compras:.
















© ADC News - 2001 - 2010 - Desenvolvedor Web - Relbert Ribeiro
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.